O que faz um cuidador

Um cuidador tem muitas opções de emprego no mercado atual. Esse profissional atenderá todas as necessidades para a qual foi chamado, geralmente atuando em residências e hospitais.
Existem basicamente duas áreas em que o cuidador pode atuar:
  • Cuidador de idosos – é aquele que é chamado para cuidar de idosos que tenham problemas graves de saúde ou de locomoção. Como as pessoas idosas costumam tomar muitas medicações, o cuidador precisa ser atencioso e responsável com os horários de cada remédio. Há ainda aqueles que atuam com idosos portadores de necessidades especiais, que precisarão ter cuidado redobrado ao cuidar do paciente. O cuidador de idosos pode trabalhar em residências, hospitais e asilos.
  • Cuidador infantil – é o profissional que cuidará de bebês e crianças pequenas, que precisam de um adulto para supervisioná-los. Diferente da babá, que irá atuar na ausência dos pais apenas com as tarefas básicas, o cuidador infantil terá todas as responsabilidades com a criança, inclusive quando esta toma medicamentos ou precisa de atenção especial. O cuidador infantil tem a opção de trabalhar em residências, creches ou hospitais.
O profissional dessa área trabalha com carteira assinada, então seu salário irá se basear no salário-mínimo. O salário médio de um cuidador é de 750 reais por mês + benefícios. Aqueles que trabalham em residências possuem salário mais alto, porém a carga horária é maior, havendo até alguns casos onde o cuidador precisa dormir no local.