Existem diversas áreas que necessitam desse profissional, em geral dentro das empresas de Publicidade. Em todos esses cargos, é fundamental ter o ensino superior completo dentro da área em que se deseja trabalhar. Dentre os cargos existentes, o de editor-chefe, o editor de mídias sociais e o editor de vídeo são os mais conhecidos.
O editor-chefe será responsável por analisar todos os textos a serem publicados em jornal, revista ou site e então verá se esse texto está de acordo com as propostas da empresa, se está comercial o suficiente ou se precisará voltar aos jornalistas para ser reescrito. Algumas vezes o próprio editor-chefe faz as modificações que julga necessária e então entrega o material para ser impresso.
O editor de mídias sociais atuará diretamente com publicação de textos na internet com ênfase nas redes sociais. Essa pessoa será responsável por toda a comunicação feita com o cliente, que pode ser captação, fidelização ou divulgação de assuntos relacionados à empresa.
O editor de vídeos é bastante conhecido na área da TV e é o responsável pela edição dos vídeos que irão para os programas. Também pode atuar com edição de filmes e outros tipos de vídeos, como documentários e afins.