Quem inventou o rádio?

 O gênio por detrás do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi, um químico muito inteligente que contribuiu tremendamente para o avanço das tele-comunicações. Tudo começou quando ele estava observando o envio e recepção de telégrafos e concluiu ser possível enviar mensagens sem a necessidade de fios de comunicação. O segredo era aproveitar as ondas hertzianas para enviar através do ar impulsos eletromagnéticos que seriam recebidos por outro aparelho distante e decodificações em mensagem audível.
   Mas, para que isso funcionasse, foi necessário que Marconi primeiro inventasse a antena, que até hoje funciona como dispositivo de captação ou irradiação das ondas de rádio. Com ela seriam dispensados os fios condutores, e as pessoas poderiam enviar e receber mensagens em qualquer parte do mundo.
   Assim, Marconi construiu os primeiros aparelhos de transmissão e recepção chamados galenas, que tinham esse nome por causa do sulfeto de chumbo utilizado nos receptores (galema é o nome do minério de chumbo). Esses aparelhos, no entanto, só funcionavam com fones de ouvido.
   Em 24 de dezembro de 1906, a primeira estação de rádio foi inaugurada em Massachusetts, nos Estados Unidos, e usou como antena um arame rudimentar esticado sobre sua torre. O proprietário da rádio era um canadense chamado Reginald Fessenden, que transmitiu como primeiro programa uma seleção de músicas, seguidas de leitura de um poema e uma mensagem de Feliz Natal escrita por ele mesmo. A transmissão atingiu várias cabines de radiotelegrafia num raio de centenas de quilômetros. Até navios que estavam em alto mar captaram a mensagem.