O que faz um analista de pesquisa de mercado

Para que uma empresa se destaque na sua área de atuação, é fundamental que ela conheça bem o seu mercado. E é nesse momento que o analista de pesquisa de mercado aparece.
Esse profissional é responsável por uma ampla pesquisa que apresentará propostas e soluções para os atuais problemas da empresa.  Pesquisando o mercado de atuação em que a empresa está inserida, ele poderá coletar dados, como informações pessoais dos clientes e possíveis clientes, o que eles esperam da empresa e o que precisam atualmente.
Para se tornar um analista de pesquisa de mercado é necessário ter nível superior completo em Marketing, com especialização em pesquisas de mercado. Os idiomas são muito recomendáveis nessa área de atuação, para tomar como base exemplos de empresas estrangeiras, que também façam pesquisas de mercado. A média de salário de um analista é de 3 a 4 mil reais nos cargos iniciais, podendo chegar até 7 mil para os que possuem alguma experiência de mercado.
Esses profissionais irão atuar diretamente com o setor de marketing e finanças, já que os resultados de sua análise irão direcionar a empresa para o caminho certo. Podem atuar em empresas públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. No Brasil, esse profissional é bastante requisitado, principalmente pelas empresas privadas. Existem também muitas filiais de empresas estrangeiras que necessitam desse profissional, o que expande ainda mais esse mercado.