O que faz um analista do INSS

O cargo de analista do INSS é um dos mais concorridos entre os concursos públicos. A nomeação de funcionários para esse cargo é realizado com pouca frequência, mas muitos profissionais aprovados são chamados, mesmo que depois de alguns anos da data de realização da prova.
Para se tornar um profissional dessa área é necessário ter curso de graduação concluída em Serviço Social. Para alguns concursos, é necessário estar formado, mas outros exigem apenas que a previsão de formatura seja próxima à data de convocação dos selecionados. No concurso de 2008 foram admitidos profissionais de outras áreas, já que a necessidade desse profissional na época era bem grande. Cursos de aperfeiçoamento valorizam o analista do INSS, principalmente dentro da área de Serviço Social. O salário médio é de 3 a 4 mil reais, podendo variar com o tempo após a entrada no serviço público.
O concurso para o INSS é de abrangência nacional, com vagas determinadas para cada estado. No edital do concurso você encontrará todas as informações sobre vagas e localidades.
A área de atuação de um analista do INSS é no atendimento, acompanhamento e avaliação de servidores, aposentados e pensionistas, e por isso deve ter bastante conhecimento sobre direito previdenciário. Além disso, atuará também auxiliando o médico-pericial, registrando os laudos, além de diversas outras funções.