O que faz um banqueiro

Há muitos anos os bancos chegaram ao Brasil e começaram a administrar o dinheiro da população de vários estados. Antigamente, banqueiro era a pessoa que tomava conta do banco, quase como um gerente. Esse significado entretanto, se tornou obsoleto e hoje em dia o banqueiro é a pessoa que é a proprietária oficial do banco, mas que não necessariamente toma decisões relacionadas à administração. Em muitos casos a pessoa responsável por essas funções é o gerente ou diretor daquela agência.
Os bancos brasileiros são poucos, em função do risco do negócio e da sua ligação direta com os órgãos públicos. É possível comprar sua própria franquia de um determinado banco, se tornando assim um banqueiro. É possível adquirir ou então entrar em sociedade com algum banco para alcançar essa posição.
Não é necessária nenhuma formação específica para se tornar um banqueiro, a não ser que a pessoa deseje interferir na administração financeira ou estratégica do banco. Nesse caso, são recomendados estudos avançados na área financeira através de uma faculdade de Ciências Contábeis e respectivas especializações próprias do setor.
A média salarial de um banqueiro pode chegar a milhões por ano, dependendo da situação financeira do país e da administração do mesmo. Por mais que pareça um salário atrativo, o investimento inicial para se tornar proprietário de um banco é bem alto, por isso se tornar banqueiro é privilégio para poucos.