Ao contrário do que as pessoas pensam, o trabalho do confeiteiro é muito minucioso e exige talento. Somente praticando é possível confeitar bolos e doces de forma perfeita. No entanto, para quem não tem tempo a perder e quer mais vender suas obras de arte gastronômicas, há cursos que ensinam técnicas e truques para quem quer trabalhar como confeiteiro.
Esses cursos duram em média um ano e podem ser feitos em diversas instituições. Até mesmo quem possui ensino superior completo em gastronomia busca esses cursos como um complemento para sua formação, se tornando então um profissional completo. No entanto, é de grande importância que o confeiteiro esteja sempre se atualizando sobre as novidades do mercado e dos novos produtos lançados, para ter um diferencial dos outros profissionais.
A média salarial para aqueles que trabalham em empresas é de 1.200 reais a 2.000, mas aqueles que trabalham por conta própria conseguem melhores resultados financeiros. Um confeiteiro pode se associar a outros profissionais e montar seu próprio negócio, criando doces diferentes e conquistando o mercado.
A caraterística mais importante para um confeiteiro obter sucesso é a criatividade. Inovar faz toda a diferença se você conhecer bem o seu público.