O desenvolvimento na carreira de um cônsul se dá através da experiência e na capacidade de lidar com situações que exige ética e rapidez. O cargo mais alto é o de cônsul-geral e quem inicia na carreira começa como agente consular. A formação exigida para se tornar um cônsul é o curso de graduação em Relações Internacionais, Turismo ou na Língua Estrangeira referente ao país que a pessoa deseja trabalhar. De qualquer forma, só é possível trabalhar em um consulado com conhecimento fluente do idioma do país.
Uma das atividades mais conhecidas nos consulados é a emissão de passaporte. Entre as atividades pertinentes ao cargo de cônsul, o registro de documentos, como certidões e a assistência às pessoas do seu país, são as tarefas que mais necessitam de pessoas especializadas. Essa é uma área com escassez de profissionais, mas que possui uma grande oferta de trabalho.
Para alcançar bons resultados nessa área, ter bons conhecimentos das leis nacionais e internacionais, vivência no país em que se atua como cônsul e postura ética faz diferença.