Essa é uma nova forma de entender a atitude empreendedora. Se por um lado, as ONG’s e projetos sociais conscientizam e dão a oportunidade para que uma pessoa saia de uma situação para outra melhor, os empreendedores sociais pensarão na geração do capital social, de forma concreta e eficaz para quem adotar suas ideias.
O empreendedorismo social é um trabalho feito em conjunto com muitas outras empresas. O empreendedor social buscará sempre soluções sustentáveis, que respeitem o meio ambiente e que ao mesmo tempo gerem algum valor para as pessoas.
Como esse profissional não busca como retorno o lucro, as empresas sociais são autossustentáveis, tendo alguns investidores que acreditam na proposta, mas basicamente gerando renda apenas para seu crescimento e sobrevivência.
Não existe nenhum pré-requisito para se tornar um empreendedor social. Basta que a pessoa tenha a iniciativa e algum conhecimento de empreendedorismo. Além disso, também é valioso ter algum conhecimento de administração de empresas, para que os investimentos sejam bem utilizados e sempre a favor da sociedade.