O que faz um policial ambiental

Os crimes ambientais diminuíram bastante em função das novas leis ambientais que foram promulgadas e com a atuação da polícia ambiental. Esse departamento é responsável pela proteção das áreas dos ecossistemas de pessoas más intencionadas que estejam com projetos irregulares ou que estejam danificando de alguma forma a fauna ou flora de uma região.
O policial ambiental é então a pessoa que representa esse departamento através da fiscalização de irregularidades e da apuração de denúncias recebidas. Do que compete ao seu cargo, combater o contrabando de animais silvestres, combater o desmatamento das florestas brasileiras e conscientizar as pessoas sobre os crimes ambientais são as suas principais tarefas. Devido à falta de educação ambiental, esses crimes são recorrentes.
O primeiro passo para atuar na área é prestar concurso para a polícia. Você pode ser natural de um estado, mas escolher prestar concurso e morar em outro estado. Após a sua entrada na área, você pode realizar um curso para se especializar na área ambiental ou então buscar informações dentro do departamento policial do estado para o qual você trabalha.
A média salarial é de 1.500 a 2.000 reais por mês mais benefícios. Mais do que o salário, a gratificação por fazer algo de positivo para o meio ambiente é o que a maioria dos policiais ambientais busca. Se cada um fizer a sua parte, o mundo pode se tornar um lugar melhor para todos.