O que faz um especialista em regulação e vigilância sanitária

O especialista em regulação e vigilância sanitária é geralmente um funcionário público, responsável pelo controle e regulamentação das fiscalizações que acontecem tanto em empresas públicas quanto privadas.  Existem muitas outras áreas que solicitam funcionários para o cargo de especialista em regulação, mas para o caso da vigilância sanitária, que é uma área bem específica, é fundamental que a pessoa tenha formação superior, não somente na área da saúde. Outras áreas também são solicitadas.
Esse profissional tem atribuições referentes a controle de instalações físicas que envolvam consumo de alimentos e produtos sanitários. Certamente você já ouviu falar que um determinado restaurante foi fechado por causa da vigilância sanitária. São esses profissionais que após uma análise criteriosa, decidem se o estabelecimento pode continuar funcionando ou se precisará fechar para atender os requisitos mínimos que garante a higiene e armazenamento de alimentos para consumo.
A remuneração divulgada no último concurso público realizado é de 2906 reais por mês, sem contar um valor de gratificação. O requisito mínimo para ter acesso é ter diploma registrado em uma instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Além disso, também é fundamental que todas as obrigações eleitorais estejam em dia e que o candidato tenha origem brasileira, com no mínimo 18 anos na data de assumir o cargo, que é um requisito para a maioria dos concursos públicos brasileiros.