Um fiscal de prevenção de perdas é aquele que analisará e propor soluções para todos os problemas de uma empresa que resultem em perdas, seja de produtos, ou de lucro. Nas empresas pequenas esse controle normalmente é feito pelo próprio gerente ou proprietário, que acompanha de perto todos os processos que envolvem capital da empresa. Mas nas empresas que possuem muitos funcionários, a atuação do fiscal de prevenção de perdas se faz necessária justamente em função da quantidade de pessoas envolvidas e de produtos ou serviços que giram o capital da empresa.
Existem duas áreas distintas em que esse profissional pode atuar: na área de segurança ou administrativa. Na área de segurança ele fiscalizará os processos de transporte de produtos e estocagem para evitar que haja perdas ou furtos. Na área administrativa ele realizará análises comparativas de meses e anos anteriores com relação a tudo o que diz respeito a perdas. Essa análise ajudará a definir qual a melhor ação para reduzir e eliminar essa perda.
As empresas precisam estar conscientes de que o fiscal de prevenção de perdas ajuda a empresa a investir melhor o seu capital, resultando em um crescimento melhor da mesma. Esse dinheiro melhor aproveitado pode resultar até em promoção de alguns funcionários. É um investimento que vale a pena, que certamente trará retorno em curto prazo.